domingo, 28 de janeiro de 2007

Por que não consigo emular alguns jogos?

Por que não consigo emular alguns jogos?


Isso pode acontecer por diversos fatores. Falta de Bios ou chd, rom danificada, clones de roms, requerimentos mínimos não atingidos e até mesmo a impossibilidade de emulação de alguns determinados jogos.

Jogos que utilizam Bios


De longe, na maioria dos casos o problema é a ausência de "bios". Bios são arquivos que tornam possível a emulação de diversos jogos de determinadas placas. A mais conhecida é a Neo Geo da SNK. (The King of Fighters, Metal Slug, Garou, Fatal Fury, etc).


Nesses casos a solução é simples, basta baixar a "bios" que o problema é resolvido.


Bios:
http://www.mamechannel.it/pages/bios.php

Existem bios especificas para rodar diversos jogos. Para prevenir-se de futuros problemas com bios, baixem todas e coloquem na pasta "roms" do emulador. (Exatamente como as roms).


Jogos que utilizam CHD

Existem também os jogos que necessitam de um arquivo chamado "CHD". Poucos jogos precisam desse tipo de arquivo para funcionar, os mais famosos são killer Instinct Street Fighter III e Area 51.

Para verificar se o jogo precisa do arquivo consulte:

Procure pelo nome do jogo (rom name) na caixa de busca à esquerda do site, procure a aba "data" da rom e certifique-se de que a rom necessita do arquivo CHD (como na foto acima).


Para encontrar os arquivos CHD visite:

http://www.gametronik.fr/site/emulation.php?cat=mamechd

Crie uma pasta com o mesmo nome da rom dentro da pasta roms, (por exemplo, o nome da rom Killer Instinct é "kinst", crie uma pasta com o mesmo nome) e descompacte o CHD dentro da nova pasta. Agora é só iniciar o emulador e jogar.


Jogos que ainda não são emulados

Esses casos não tem solução (a não ser aguardar que um dia o M.A.M.E. possa emular esses jogos). A primeira pergunta que vem a mente é "Se o jogo ainda não é emulado por que existe a rom?" Na verdade algum desenvolvedor publicou a rom na esperança de que outra pessoa possa consertar os bugs existentes e consiga fazer o negocio funcionar. É o caso de Daytona U.S.A., Mortal Kombat 4, etc.









Para verificar as roms que ainda não são emuladas abra a pasta "notworking" no M.A.M.E.



Ou visite:

http://www.mameworld.net/maws/

Procure pelo nome do jogo e verifique o driver status da rom:


Driver Status: Good (Funciona)
Driver Status:
Imperfect (Funciona, mas com problemas)
Driver Status:
Preliminary (A rom abre, mas possui problemas ou proteções que a tornam injogável)


Outras dicas:


Procure sempre baixar as Roms de maior tamanho, as chamadas "roms mestras". As roms de menor tamanho são clones, , versões de países diferentes e as vezes com alguma modificação (personagens secretos habilitados, munição infinita, etc) e dependem da rom mestra para funcionar. Apenas algumas rom precisam da rom mestra e de alguma outra versão em conjunto para funcionar, como alguns jogos da placa CPS2 (Marvel Super Heroes, Marvel vs Street Fighter).


Sempre que o usuario duvidar quanto a compatibilidade da rom com o emulador, certifique-se no site: http://www.mameworld.net/maws/ ou na pasta "notworking" do M.A.M.E. para evitar frustrações por baixar um CHD de 90 MG pra descobrir que o jogo não é emulado.

Se nada disso funcionar, tente efetuar o download das roms de sites diferentes, a rom pode estar com problemas, ou até mesmo o emulador.


[Anterior] <<<<< [Início] >>>>> [Avançar]

55 comentários:

nado1973 disse...

Criei uma pasta com o mesmo nome da chd dentro da rom , apos isso descompactei o conteudo da chd que baicei dentro da pasta que criei , dentro da rom , mas não obtive resultado , pois o jogo sfii, sfii2,sfii3 e sfii3a . não abriram , segui conforme instruções do site , será que esqueçi algo ^, algem pode me ajudar ?

grato

Rinaldo

Fabiano disse...

O site dos arquivos do CHD ñ está pegando pq?

JAX disse...

Baixei todas as "Bios" de Neo Geo e coloquei na mesma pasta de roms. Porém as roms não foram reconhecidas.
Depois tentei fazer igual um outro emulador que uso, deixando as "Bios" de fora e mesmo assim deu problema.

Tiago disse...

Esse link p/ a lista com os status do jogos não funciona mais..... Há quanto tempo vcs não atualizam isso aqui...?!

Alan Jesse disse...

Oi,
Tenho no meu android instalado o MAME4DROID, que por sinal é um ótimo emulador de árcade para android. Mas tenho um problema:
Tenho as roms dos jogos Marvel super Heroes, Marvel vs Street e Marvel vs Capcom, porem, esse ultimo pede o arquivo CHD que já baixei e coloquei na pasta rom junto com a rom do jogo, mesmo assim o emulador pede o arquivo CHD. Se possível preciso de ajuda para rodar esse jogo. Posso estar colocando no lugar errado?
Agradeço quem puder me ajudar.


ATT.
Alan Jesse - Macapá-AP

Alan Jesse disse...

Oi,
Tenho no meu android instalado o MAME4DROID, que por sinal é um ótimo emulador de árcade para android. Mas tenho um problema:
Tenho as roms dos jogos Marvel super Heroes, Marvel vs Street e Marvel vs Capcom, porem, esse ultimo pede o arquivo CHD que já baixei e coloquei na pasta rom junto com a rom do jogo, mesmo assim o emulador pede o arquivo CHD. Se possível preciso de ajuda para rodar esse jogo. Posso estar colocando no lugar errado?
Agradeço quem puder me ajudar.


ATT.
Alan Jesse - Macapá-AP

Unknown disse...

A minha situação é parecida com a do amigo acima. O mame4droid roda arquivos com chd?

Unknown disse...

Ola!
sera que alguem pode me indicar onde posso baixar as CHDs do jogos que necessitam e onde eu encontro a bios neo geo, naomi bios do MAME32 PLUS PLUS 0.119

Nilton (Lomeutec) disse...

Excelente publicação. Aprendi bastante. Obrigado. :-)

Unknown disse...

cara meio babaca pra ajudar os outros né?

ninguém é obrigado a saber.

Unknown disse...

ola,vim falar que baixei a CHD mas eu quero jogar sfiii3 e nao pega pf alguem me ajuda

Linus Debugger disse...

Eu tenho eles rodando no MAME4droid 139u1, se quiser posso te ajudar, na verdade são arquivos dump específicos, para o emulador eu descobrir usando o RomCenter.

Linus Debugger disse...

Sim, inclusive todas CPS3, no caso JoJo Bizarro, Red Earth e
Street Fighter III New generetion, Street Fighter III 3rd Strike: Fight for the future
Street Fighter III 2nd Impact: Giant Attack, Killer Instinct (v1.5d) etc...

Linus Debugger disse...

Qual é a versão do MAME que você usa? Eu rodo tanto no Celular como no PC, e me diga qual street fighter, para eu te poder ajudar, são três versões, veja no comentário Acima...

Linus Debugger disse...

A Bios NeoGeo :

http://www.4shared.com/zip/jB-dOgIFce/neogeo.html

A Bios Naomi :

http://www.4shared.com/zip/53mI4Mnwba/naomi.html

Jogos CHDs :

http://www.emucation.com/roms-system-chd-letter-a.htm

http://edgeemu.net/browse-chds-num.htm

Tem vários outros Sites como emuparadise, contudo deve sabe que dependendo da versão do MAME, pode ser exigido alguns arquivos, que são (Roms dump) específicos faltando dentro da Rom, e são necessários para o emulador rodar o jogo. No entanto é possível descobrir quais estão faltando usando o RomCenter, mas isso já é para fazer a Rom funcionar, quando o emulador diz que está faltando algum arquivo, é um outro passo da emulação...

Aline Silva disse...

eu tenho a versão 0.165 um full set completo....mas quando fui jogar cadilacs and dinossaurs estava dizendo q faltava chd.....oloko mew...alguem pode ajudar?

Linus Debugger disse...

Então Aline, Veja se você tem a versão "world" Cadillacs and Dinosaurs (World 930201) (dino.zip) se for essa provavelmente está faltando o arquivo Q-Sound.bin (qsound.zip)
Baixe aqui :

http://www.emuparadise.me/M.A.M.E._-_Multiple_Arcade_Machine_Emulator_ROMs/Q-Sound/164687

Depois de baixar coloque o qsound.zip dentro da pasta roms, deve funcionar, caso não funcione, abra o arquivo dino.zip na pasta roms e veja se tem 29 arquivos dentro ou se preferir baixe aqui :

http://edgeemu.net/details-3441.htm

Depois de baixar coloque o dino.zip dentro da pasta roms...

Unknown disse...

Boa Noite !

Fiz todos os procedimentos para jogar Street Fighter III 3rd Strike: Fighter for the Future, mas nada acontece. Já baixei a CHD, já coloquei na ROMS com o mesmo nome sfiii3 e nada acontece.

Pode me ajudar ?

O meu é o MAME32 Plus!Plus! 0.119 + Kaillera

Linus Debugger disse...

Ok, pelo que vi aqui, a CHD do jogo dá como versão não suportada, ou seja não funciona nessa versão...

eu uso essa : MAME Plus! Plus! 0.139u1 Kaillera

http://www.4shared.com/zip/AtCTaPN4ce/MAME_Plus__Plus_0139u1.html?

Tente essa, depois me diga se funcionou, caso contrário, te mandarei os arquivos necessários para rodar tranquilo, fico no aguardo...

Unknown disse...

Boa Noite!
Qual o game que é a11jaa02.chd??? O edgeemu.net possui vários CHD, porém é difícil "adivinhar" os games a que se referem.
Obrigado.

Unknown disse...

De acordo com o que diz a reportagem o correto é você criar uma pasta dentro da pasta ROMs com o nome da pasta do jogo (por exemplo o nome da pasta do jogo killer instinct é kinst) e colocar o arquivo chd dentro desta pasta que você criou. E não simplesmente colocar o arquivo chd direto na pasta ROMs.

Unknown disse...

Mais uma coisa acredito que a incompatibilidade dos jogos mais novos de arcade com o emulador de crlular seja grande. Seria interessante ver se esse jogo roda mesmo no MAME quando ele não pegar de primeira. Eu consegui fazer rodar o real bout fatal Fury que é de 1995.

Unknown disse...

Obrigado linus linus van pelt.

Unknown disse...

Obrigado linus linus van pelt.

Unknown disse...

Mais uma coisa acredito que a incompatibilidade dos jogos mais novos de arcade com o emulador de crlular seja grande. Seria interessante ver se esse jogo roda mesmo no MAME quando ele não pegar de primeira. Eu consegui fazer rodar o real bout fatal Fury que é de 1995.

Linus Debugger disse...

De nada Valter Dias, valeu irmão...

Rodrigo Lima disse...

eu fiz um mini arcade com aquelas placas de pc pequena ela não tem entrada para colocar uma placa de video e eu gostaria de saber se tem como configurar o mame com emuladores tipo Nintendo atari mega drive master sistem nitendinho e neo geo obrigado.

julhao244 disse...

Baixei o Mame4droid para Android e a maioria funciona bem, porém tentei rodar o Super Mario World através do Nintendo Super System (bios nss já na pasta roms) e mesmo assim não funciona. Alguém sabe me dizer se precisa de mais algum arquivo para funcionar? O nome da rom é nss_smw.zip.

Linus Debugger disse...

Então, resolvi ver qual era o seu problema, usei o RomCenter para ver o que era, descobrir que estava faltando um arquivo na bios para a versão desse emulador: dsp1data.bin

Baixe a bios aqui :

https://firedrop.com/51f8fcfa2fb27282

Substitua a pela que você tem, eu testei no MAME4droid 139u1, funcionou normal!

Sempre uso o RomCenter, para resolver esses problemas de Roms no MAME4droid 139U1

Linus Debugger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
julhao244 disse...

Obrigado Linus, agora a rom do Super Mario World funcionou com a bios do site que vc me passou, mas os jogos Killer Instinct e Xevoius 3D não estão funcionando no Mame4Droid, no caso do Killer Instinct eu já tenho o CHD e o Xevious 3D eu não sei qual bios funciona para o jogo rodar e como funciona o ROMCENTER? Tem versão ROMCENTER para Android?

julhao244 disse...

Detalhe: O arquivo CHD foi colocado dentro da pasta ROM que criei chamado "Kinst" e as roms do jogo dentro da pasta Roms e mesmo assim não funciona. Vc tem algum outro link CHD? É para o Mame4Droid.

Linus Debugger disse...

Então, o CHD dá Killer Instinct para essa versão, não vai funcionar com essa chd que você tem

vou postar a minha, e te passo o link, mas só depois...

por enquanto baixe esse da killer Instinct 2 que eu tenho, mas saiba que o jogo é lento!!

https://mega.nz/#!0A11HSBD!y5OIJfnFaQRGnKC5hlV8x5vGeg6bgaZuiw9noTvrJZA

Linus Debugger disse...

RomCenter só para PC, o Xevious 3D ainda vou ver se é possível rodar no mame4droid

Linus Debugger disse...

O jogo é ParaParaParadise

PPP.zip

Linus Debugger disse...

Então o Xevious 3D, tá faltando o arquivo c76.bin dentro da ROM baixe aqui :

https://www.emurom.net/us/emulation/arcade-pcb-roms/detail-42638-xevious.3d-g.japan.xv31-ver.a..html#content

Linus Debugger disse...

Postei no mega, baixe aqui :

https://mega.nz/#!cNNTHYSb!IyE8-cIRF6g917XL1xr6CvgvvfvBnHgf4wIUgjfpheY

Substitua pela CHD que você tem, vai funcionar.

julhao244 disse...

Obrigado, todos que você me pessou funcionou de prima, o Killer infelizmente é muito lento mesmo, acho que o Mame do computador (com placas e processadores possantes) é mais rápido.

Linus Debugger disse...

A versão do PC, bem melhor com certeza...

Unknown disse...

Eu tô tentando colocar o jogo vs super mario bros no mame4droid mas diz que é preciso de rom ou chd imagens eu vi um tutorial e fiz igualzinho mas não vai. Me ajudem por favor

Linus Debugger disse...

Certo, isso é normal, é uma mensagem padrão, quando está faltando algum arquivo na rom ou a versão romset da rom é diferente dessa versão do mame4droid 0.139u1, é só adicionar os arquivos com o  (dump) correto da rom para essa versão do mame4droid...faço sempre isso.

Baixe o que eu postei  aqui:

http://www.mediafire.com/?vlxe1qnm1dv65f2

Também corrigir o "Super Mario World"

Baixe aqui:

http://www.mediafire.com/?b7z190h1gt3alla

Vai no meu perfil do Google+, tem muito mais Pack de roms que postei lá para esse emulador.

https://plus.google.com/116776702823169531227/posts

Unknown disse...

Oi, eu instalei o mame do meu mac e uso o aplicativo SDL mame.app para abrir o mame no terminal. o mame funciona, mas alguns jogos não abre. Tipo quero jogar o metal slug, capitão america the avengers, final fight e etc. Quando clico aparece uma mensagem "A máquina selecionada está faltando uma ou mais imagens CHD ou ROMS necessárias. Por favor selecione uma maquina diferente". O que eu faço? Por favor me ajuda! Agradeceria muito pela ajuda! meu e-mail leocpinto@gmail.com

Linus Debugger disse...

Leo, essa é uma mensagem padrão, metal slug precisa da bios da neogeo, agora os outros que mencionou deveriam rodar normalmente, só que, cada emulador do mame tem uma versão Romset diferente,por isso então o emulador precisa de mais algum arquivo para a sua versão ou um dump mais recente das Roms, ou mais antigo, dependendo da versão, não sei qual é a sua versão, já que esse tópico é sobre o mame4droid 0.139u1, que é baseado na versão Romset do Mame (0.139b) para PC.

[Monitor] Duffy disse...

Oi poderia me ajudar ?

Linus Debugger disse...

Diga,se eu puder ajudar

Unknown disse...

Killer instinct chd vc tem?

Linus Debugger disse...

Tenho o do 1 e 2, só que killer instinct roda bem bem lento, devido a compilação do emulador não ser boa.
Acesse meu canal:
https://www.youtube.com/channel/UCkk4BzlPqAgswicdN7gzEkQ
Lá eu te passo...

Unknown disse...

Como faço para a versão de king of fighters 99 rodar ? Já baixei várias roms diferentes mas o problema persiste, agradeço a ajuda.

Linus Debugger disse...

Primeiramente tenha a bios do neogeo, é estranho não funcionar todos que testei rodou.

Qualquer coisa acesse meu perfil para poder te ajudar

https://plus.google.com/u/0/+LinusDebugguer

Unknown disse...

Olá.queria saber se e possível rodar the king of fighters xi no MAME4droid ?

Linus Debugger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá galera, estou tentandk fazer o Marvel VS Capcom : Clash of the superheros rodar no Mame verão 0.198 e não consigo, dá erro dixendo que está faltando um arquivo .Key , como faço?
Como faço pra rodar esse Rom center.

Gustavo Space disse...

Onde consigo essa lista de jogos que necessitam CHD? O link não existe mais.

Linus Debugger disse...

chds e só para jogos que realmente precisam para rodar


https://discordapp.com/invite/NrcjDVA



nelson disse...

Como faço pra emular o killer instinct arcade no emulador mame para o Xbox 360 RGH?